sábado, 31 de julho de 2010

Calendário de Vacinas

As doses do calendário de vacinas não estão todas disponíveis na rede pública, o pediatra pode orientar sobre as doses a serem tomadas na rede privada, também é importante comparecer a todas as campanhas de vacinação e levar a carteirinha.

Ao nascer: BCG e Hepatite B (1ª dose)

2 meses: Poliomielite (1ª dose), Tríplice Bacteriana (1ª), ou Tetra que tem as anteriores, Hepatite B (2ª dose), Haemophilus Influenzae B (1ª dose), Rotavírus (1ª dose), Pneumococo Conjulgada (1ª dose), Meningococo Conjulgada (1ª dose)

4 meses: Poliomielite (2ª dose), Tríplice Bacteriana (2ª dose) ,ou Tetra que tem as anteriores, Haemophilus Influenzae B (2ª dose), Rotavírus (2ª dose), Pneumococo Conjulgada (2ª dose), Meningococo Conjulgada (2ª dose)

6 meses: Gripe (1ª dose), Poliomielite (3ª dose), Tríplice Bacteriana (3ª) ,ou Tetra que tem as anteriores, Hepatite B (3ª dose), Haemophilus Influenzae B (3ª dose), Pneumococo Conjulgada (3ª dose), Meningococo Conjulgada (3ª dose)

7 meses: Gripe (2ª dose)

12 meses: Tríplice Viral, Varicela, Hepatite A (1ª dose)

15 meses: Poliomielite (1º reforço), Tríplice Bacteriana (1º reforço) ,ou Tetra que tem as anteriores, Haemophilus Influenzae B (reforço), Pneumococo Conjulgada (reforço)

18 meses: Hepatite A (2ª dose), Meningococo conjulgada (reforço)

5 anos: Poliomielite (2º reforço), Tríplice Bacteriana (2º reforço) ,ou Tetra que tem as anteriores, Tríplice Viral (reforço), Varicela (reforço)

9-10 anos: HPV (meninas)

15 anos: Dupla ou Tríplice Bacteriana Adulto (reforço)

60 anos: Gripe e Pneumococo

Bicos de Mamadeira

Fique atenta ao número dos bicos de mamadeira: nº1 para 0 a 6 meses, e nº2 para mais de 6 meses. Geralmente a pequena e a média vêem com bico nº1 e a grande nº2, não sei se todas são assim.

Pois eu nem havia notado isso, ganhei alguns no chá de bebê, nem usei e nem posso mais trocar!

Se o seu bebê mamar exclusivamente no peito até 6 meses você não precisará do bico da fase 1.

Talvez o pediatra indique a introdução de sucos na alimentação do bebê antes, principalmente para as mães que voltarão a trabalhar antes dos 6 meses.

Você deverá utilizar o bico por dois meses, por questão de higiene.

Ao fazer o enxoval eu aconselho ter 1 bico da fase nº1, caso ele vá tomar madeira você faz o cálculo de 1 para cada 2 meses até o 6º mês e providencia mais um sobressalente. Da fase nº2 talvez uns 4, mas tudo dependerá de até quando seu bebê vai tomar mamadeira... Eu não sei qual a média de idade em que tomam no copo! Isso ainda vou aprender! Mãe de primeira viagem!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Introduzindo Frutas Na Alimentação

Estou começando a dar fruta para meu bebê, às vezes é bem difícil, meu filho não gosta dos pedaços na boca, ou quer pegar a colher para ficar mordendo, distrai com qualquer coisa, mas aos poucos está se acostumando com os sabores diferentes e ficando mais interessado.



Depois que ele não que mais comer com a colher tiro a casca (de maçã ou pêra) e dou o pedaço para ele ficar lambendo, só que às vezes ele fica mordendo e tenho medo de que engasgue com algum pedaço grande, aí fiquei sabendo de um mordedor com uma redinha que coloca a fruta dentro, achei hoje (na Alô Bebê) amanhã vou ver o que ele acha.










Suco ele não gostou muito da mamadeira (prefere ficar mordendo o bico), dou com a colher mesmo! Ele amou vitamina de fruta com leite e farinha láctea (o pediatra que indicou).