quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nasceu! O que eu preciso saber?

Acreditem, eu fiz a pegunta para a enfermeira: "tem que por para arrotar sempre que mama?", agora já é obvio, mas... vale perguntar tudo, mesmo se parecer bobo, melhor que ficar com a dúvida. Eu fiquei apavorada com tanta coisa nova que eu nem tinha idéia de como fazer, de coisas que ninguém nos conta... é difícil, bem mais (e muito mais) difícil que eu imaginava, mas gratificante a cada segundo com o bebê.

Pergunte tudo na maternidade (eu perguntava, para ter certeza, para todas enfermeiras - de todos os turnos se o bebê estava pegando certo meu peito- porque não é só o bico).

aqui algumas das minha duvidas já resolvidas:

Pode acontecer de o bebê não arrotar, mas sempre espero uns 10 minutos.

Sempre coloque o bebê numa posição inclinada durante a mamada, assim o ar sai,pode inclusive evitar cólicas.

O quanto de leite você produzirá depende do estímulo, quanto mais o bebê sugar mais leite terá... eu amamentava 20 minutos em cada peito, a cada mamada! Foi duro, mas valeu, hoje a produção é bastante, vem bastante leite que pouco tempo de mamada hoje é suficiente, aconselho até tirar leite com uma bombinha se o bebê não estiver sugando no início (em casa).
Com bebês mais sonolentos pode-se trocar a fralda (depois de arrotar) para que ele acorde para mudar o peito.

O bico do seio pode ficar dolorido, usei Lanidrat, teve vezes que quase amamentei chorando, respirei fundo para não passar a tristeza para o bebê e não desisti, logo passa, compressa com chá de camomila morno também traz um alívio maravilhoso, e usar concha para seio (evita o atrito com o sutiã, não deixa vazar leite para sua roupa e ajuda formar bico (não confundir com bico de silicone, esse serve para usar durante a amamentãção, mas não é recomendado por pediatras pois dizem que os bebês emgolem mais ar e têm - ou podem ter cólicas).

Rotina pode ser iniciada na maternidade, nos 3 primeiros dias o bebê ainda possui reservas de nutrientes, as mamadas são para manter o vínculo, para estimular a produção de leite e pode ser útil para estabelecer a rotina do bebê, inclusive para estabelecer uma "prévia" do que será o horário de dormir, com intervalos menores nas mamadas diurnas para que ele durma mais a noite (mas até que ganhe peso depois da alta o intervalo da mamada não pode passar de 4 horas), durante o dia você pode acordá-lo para mamar em intervalos de 2 horas e as duas antes de dormir com intervalo de 1 hora.

* Outra dica para estabelecer a rotina é usar no banho a medida de uma tampa de shampoo "Hora do Sono" da Johnson e Johnson, funciona ele dorme 5/ 6 horas, já fiz a prova quando esqueci de colocar meu bebê acordou à noite.

Ouvi que deveria colocar uma camada de roupa a mais que eu estaria usando... mas depois fiquei sabendo pelo pediatra que não é assim que funciona, no calor os bebês sentem mais calor que nós, podendo ficar apenas de body manga curta num dia quente (o que não podem é ficar em corrente de ar), mas no frio sentem mais frio, devem ficar bem agasalhados, mesmo se sentimos pouco frio. O bebê não pode ficar superaquecido é perigoso para saúe dele.

Também é lenda medir a temperatura pelas mãozinhas (estarão muitas vezes fria pois é um mecanismo de defesa do organismo para que não perca calor... meu pediatra explicou, algo assim, pergunte ao pediatra que ele explcará direitinho) e sim do corpo: braços, barriga, pernas.

A posição para dormir recomendada é de costas, com travesseiro antisufocante.

A troca de fralda deve ser frequente, trocava a cada mamada, com a diminução do número de vezes em que há fezes a troca se dá cada evacuda ou 4 horas se esta não acontecer, só houver xixi (acontece em bebês que mamam peito, a 1 mês, de ficar um ou algus dias sem fazer cocô).

Soluço e espirro são normais (quando não incomodam, quando são apenas eventuais, se a frequencia parecer fora do comum, consulte o pediatra). Pode-se deixar passar, ou colocar o bebê para arrotar para parar o soluço ou se não passar dar de mamar mais um pouquinho.

É normal o bebê suar durante as mamadas, pois está exercendo uma "baita" atividade física, e pelo calor da mãe.

Não é recomnendado levar para passear antes de completar o ciclo das vacinas. No máximo onde não haja muitas pessoas.

Peça às visitas que coloquem uma fralda ou manta ao pegarem o recém-nascido no colo (e claro lavar as mãos antes), não deixe ninguém fumar perto: é causa de morte súbita de bebês e crianças. E cuidado, colo pra cá, colo pra lá... vai deixar o bebê mal acostumado (experiência própria).